sábado, 9 de agosto de 2008

A ponte de Nova Era

Estou voltando ao ano de 1938, precisamente ao dia 17 de dezembro, na turbulência do “Estado Novo”, quando minha terra, São José da Lagoa, foi elevada à categoria de cidade. Recebeu, então, o nome de Presidente Vargas. Compunha-se de um só Distrito, o da sede, o qual foi instalado em 1º de janeiro de 1939, quando entrou em exercício seu primeiro prefeito, Nelson de Lima Bruzzi, nomeado em 31/12/38.

- Porque Presidente Vargas?
Na época, o gaúcho Getúlio Dorneles Vargas era o Presidente do Brasil e, para homenageá-lo, o novo município recebeu seu nome.
Mais tarde, com a criação do pólo industrial do Vale do Aço, composto pelas cidades de Ipatinga (Usiminas), Itabira (Cia. Vale do Rio Doce), João Monlevade (Cia. Siderúrgica Belgo Mineira) e Timóteo (Acesita), nossa pequena cidade prosperou muito, pois está geograficamente situada entre os quatro polos acima, na Zona Metalúrgica, dentro do que se denomina quadrilátero ferrífero, de futuro promissor. Cresceu e evoluiu bastante, a ponto de se tornar uma das mais prósperas do vale do Rio Piracicaba e, em pouco tempo, foi elevada a categoria de Comarca.

O então governador de Minas. Dr. Benedito Valadares, ainda para homenagear Getulio Vargas, novamente por decreto, com data de 13 de junho de 1942, transferiu o nome de Presidente Vargas para Itabira, que passou a ter o nome Presidente Vargas.
Assim, a antiga São José da Lagoa, depois Presidente Vargas, passou a ser a Nova Era de hoje.
No entanto, a população de Itabira protestou, pois a tradição de um nome centenário fora quebrada e, em movimentos populares e políticos, em pouco tempo, recuperou o nome Itabira.

O nome Nova Era foi bem recebido pelos habitantes daqui, enquanto o município a cada dia mais e mais se destacava no cenário social e político da região.
A rodovia BR-381 trouxe-nos uma ”nova era” de progresso, através do escoamento e recebimento de produtos básicos.

A PONTE DOS ARCOS


A ponte dos arcos, construída no governo de Benedito Valadares, é cartão postal de Nova Era. É muito bonita em seus quase 100 metros de extensão. Já foi pintada de branco para contrastar com a vegetação abundante, o casario e as águas do Rio Piracicaba, barrentas na época de chuvas. Atualmente, está mais colorida, como se observa na foto.
Para sua inauguração foram convidadas pelo prefeito Nelson de Lima Bruzzi as seguintes autoridades:

O Presidente da República, Getulio Dorneles Vargas e seus ministros, além do Governador do Estado, Benedito Valadares e seus secretários. Diversas cidades de Minas e de outros estados enviaram delegações representativas. Foram dois dias de solenidades, com a presença das autoridades citadas. Importante: Eu participei ativamente dos festejos, pois era músico da banda Euterpe Lagoana, na qual tocava clarineta!


Somente um pequeno trecho da rua principal tinha calçamento e, como todos os convidados viriam de carro, o nosso prefeito determinou que todas as ruas por onde as autoridades deveriam passar fossem cobertas com uma camada bem espessa de areia, para que os carros não balançassem. Milhares de metros cúbicos de areia foram espalhados e os carros rodavam suavemente.
Em várias oportunidades, Nova Era recebeu a visita oficial de outros governantes como Juscelino Kubitschek, Bias Fortes, Milton Campos, Francelino Pereira, Eurico Gaspar Dutra e outros