domingo, 15 de abril de 2007

No telefone

Amigos da blogosfera, hoje transcrevo para vocês, um texto publicado no jornal Estado de Minas de 08/04/2007, folha 2, EM Cultura. Retirei da coluna Dicas de Português (Dad Squarisi).


Na verdade, trata-se de uma brincadeira que se pode fazer em casa, em festas, em barzinhos: pede-se que seja transmitida determinada história, ao pé-do-ouvido... etc. Leiam:


"Conhece o texto do Telefone? Um grupo e pessoas se senta ao lado uma da outra. A primeira lê uma história. A segunda, sem ler, cochicha a narrativa ao ouvido do vizinho. A terceira faz o mesmo. E, assim sucessivamente. O resultado é espantoso. O último texto não tem nem parentesco com o primeiro, quer um exemplo?

O presidente fez um pedido ao diretor:

- Na próxima sexta feira às 17h, o cometa Halley passará por essa área. Trata-se de um evento que ocorre a cada 78 anos. Assim, por favor, reúna os funcionários no pátio da fábrica, todos usando capacete de segurança, quando explicarei o fenômeno. Se chover não veremos o espetáculo a olho nu.

O diretor obediente passou esse recado ao ao gerente:

- A pedido do presidente, na próxima sexta feira, às 17 horas, o cometa Halley vai aparecer sobre a fábrica. Se chover, por favor reúna os funcionários, todos com capacete e os encaminhe ao refeitório, onde o raro fenômeno terá lugar, o que ocorre a cada 78 anos a olho nu.

O gerente transmitiu essa observação ao supervisor:

- A convite de nosso querido presidente, o cientista Halley, de 78 anos, vai aparecer nu na fabrica, usando apenas capacete, quando vai explicar o fenômeno da chuva para os seguranças do pátio.

O supervisor, por sua vez, mandou essa mensagem ao chefe:

- Todo mundo nu, na próxima sexta feira, as 17h, pois o manda-chuva do presidente, senhor Halley, estará lá para mostrar o raro filme Dançando na Chuva. Caso comece a chover mesmo, o que ocorre a cada 78 anos, por motivo de segurança coloque o capacete.

O chefe passou o convite aos operários:

- Nessa sexta-feira, o presidente fará 78 anos.A festa será às 17h, no pátio da fábrica. Vão estar lá o Bill Halley e seus Cometas. Todo mundo deve estar nu e de capacete. O espetáculo vai rolar mesmo que chova porque a banda é um fenômeno.


Moral da história: as palavras, principalmente as faladas, são pra lá de levianas. Traem. A gente pensa que diz uma coisa , o ouvinte entende outra. Confiar nelas é acreditar em Papai Noel. Escreva os recados. Mas seja safo. Tenha em mente que os vocábulos escritos não são 100% fiéis. Sobretudo guarde isso: as pessoas entendem o que querem."

_________________________________

Gostaram? Então comentem.

Não gostaram? Comentem assim mesmo.