sábado, 15 de março de 2008

Como viver a Quaresma

Tenho em mãos, um recorte do jornal Estado de Minas, onde Felipe Aquino, professor, teólogo, fez publicar uma crônica, a qual tenho o grato prazer em transcrever nesse cantinho.
A quaresma é um tempo especial em que a Igreja Católica nos convida a preparação para a maior solenidade do ano litúrgico: A Páscoa de Jesus, sua ressurreição, a vitória da vida sobre a morte, da graça sobre o pecado. Cristo jejuou e rezou durante 40 dias antes de enfrentar as tentações do demônio no deserto, e nos ensinou a vence-lo pela oração e pelo jejum. Da mesma forma a igreja quer nos ensinar como vencer as tentações de hoje. Dai, surgiu a quaresma, que teve início na quarta feira de cinzas quando os sacerdotes colocam um pouquinho de cinzas sobre a cabeça dos fiéis na missa. O significado desse gesto é lembrar que um dia a vida termina neste mundo, que voltamos ao pó.
Por causa do pecado, Deus disse a Adão: És "pó, e ao pó tu hás de tornar" (Gênese 2.19)
A Igreja recorda que estamos de passagem por esse mundo e que a vida de verdade começa depois da morte. As cinzas nos lembram que, depois da morte prestaremos contas de todos os nossos atos, e de todas as graças que recebemos de Deus nesta vida, a começar da própria vida, do tempo, da saúde, dos bens etc. Esses 40 dias são um tempo forte de meditação, oração, jejum, de fazer caridade. São práticas que a Igreja chama de remédios contra o pecado.Trata-se de um tempo para se meditar profundamente a Bíblia, especialmente os evangelhos, a vida dos santos, viver um pouco de mortificação (cortar um doce, cigarro, bebida, passeios, churrascos, a TV, alguma diversão, etc), com a intenção de fortalecer o espírito para que possa vencer a fraqueza da carne.
Sabemos como devemos viver, mas não temos força espiritual para isso. A mortificação fortalece o espirito. Não é a valorização do sacrifício de maneira mazoquista, mas pelo fruto da conversão e fortalecimento espiritual que ele traz. Quaresma é um tempo de rever a vida e abandonar o pecado. (orgulho, vaidade arrogância,ganância, pornografia, sexismo, ira, gula, inveja preguiça, mentira, etc.) , enfim, viver como Jesus recomendou: Vigiai e orai, porque o espírito é forte, mas a carne é fraca.." Engana-se, entretanto, quem pensa que a quaresma é tempo de tristeza.Ao contrário, já que a alma fica mais leve e feliz. O prazer é satisfação do corpo, mas a alegria é a satisfação da alma. Santo Agostinho dizia: "Os teus pecados são tua tristeza, deixa que a santidade seja a tua alegria". A quaresma nos traz um tempo de paz, alegria e felicidade, porque chegamos mais perto de Deus.
Uma confissão bem feita é o meio mais eficaz para se livrar do pecado. Jesus instituiu a Confissão em sua primeira aparição aos discípulos, no mesmo domingo da ressurreição. (jo 20.22) dizendo: "A quem vocês perdoarem os pecados, os pecados estarão perdoados". Não há graça maior do que ser perdoado por Deus, estar livres das misérias da alma e estar em paz com a consciência. Especialmente aqueles que a muito não se confessam. têm na quaresma uma graça especial de Deus para se aproximar do confessor e entregar a Cristo , nele representado suas misérias.
A Santa Missa também deve ser observada, porque é a prática de piedade mais importante da fé católica. Devemos participar, se possivel, todos os dias da quaresma. Na missa, estamos diante do calvário. É a atualização do sacrifício único de Jesus. A igreja nos lembra que todas as vezes que participamos bem da missa "torna-se presente a nossa redenção",assim poderemos viver bem a quaresma e participar bem da Páscoa do Senhor, enriquecendo a nossa alma com suas graças extraordinárias.
Fim
"Senhor", eu não sou digno que entreis em minha morada, mas dizeis uma só palavra e serei salvo.