quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Ontem-Hoje: de Nova Era para o Mundo!


Estou super-orgulhoso com a reportagem de hoje no Caderno de Informática da Folha de São Paulo. O motivo? Conto aqui:

Outro dia recebi uma ligação da repórter e blogueira Daniela Arrais, da Folha de São Paulo, pedindo-me uma entrevista para a reportagem que estava fazendo, acerca do uso da internet por idosos. Quem lhe deu o link do meu blog foi o Inagaki. A Daniela mandou email pro meu filho Cláudio que lhe repassou meu telefone.

Pois então. Fez-me, por email, algumas perguntas, respondi e quem quiser pode ler no link da Folha, conforme abaixo:O link vale só para assinantes. Quem não é assinante pode ler a entrevista direto na fonte, ou seja, aqui mesmo:


1ª - Quando o senhor começou a usar a Internet?
Resp. Comecei a usar Internet no ano de 2.000, época em que meu filho Ismael José que residia em Timóteo-MG, me deu de presente um computador.


2ª - Qual foi a maior supresa que teve?
Resp. A maior surpresa foi constatar que a comunicação via Internet é muito rápida, não podendo ser comparada com os Telégrafos dos Correios, onde eu, durante longos anos, 1.958 a 1.979, exercia a profissão de telegrafista, usando o Código Morse.


3ª - E a maior dificuldade?
Resp. Sei que as dificuldades foram muitas, inclusive identificar e clicar nos ícones corretos, agilidade nas digitações e adaptação à nova tecnologia. Entretanto todos os meus 9 filhos, Cláudio, Clóvis, Cléver, Ismael José, Sheila Maria, Jaques, Ilídio, Nélio e Bonifácio, e ainda o indispensável apoio de minha esposa Aparecida, me ajudaram muito a superá-las.


4ª - O que costumava fazer na Internet?
Resp. Ainda gosto, e muito, de trocar email's com meus filhos, meus netos, amigos e conversar através de MSN e Orkut. Faço navegação na Internet , inclusive pesquisas no Google e sites de notícias. Fiquei e estou muito entusiasmado com o meu Blog Ontem-Hoje no qual venho mantendo a qualidade e atualizado desde 2.004.

5ª - O que você acha que o uso da internet mudou na sua vida? O senhor se sente mais "ligado", com mais assunto com seus netos, por exemplo?
Resp. Tive um ganho excepcional na forma de escrever, aprimoramento na leitura e gramática, desenvolvimento na literatura e estilo. Realmente, a internet me deixou mais ligado com meus 9 filhos, meus netos e amigos.